Por decisão do Conselho Deliberativo da Entidade, mensalmente será publicada matéria sobre assuntos tratados nas reuniões ordinárias do órgão máximo da PREVI. Confira o relato inaugural, relativo à reunião do mês de maio, aprovado pelo Conselho nessa data para publicação.
Em linha com o movimento de avançar ainda mais na transparência da comunicação com seus associados e públicos de relacionamento, a PREVI passa a divulgar, a partir desse mês, os principais assuntos discutidos nas reuniões ordinárias mensais do Conselho Deliberativo. A iniciativa visa conferir ainda mais visibilidade aos temas tratados e às deliberações do órgão máximo da Entidade. Veja os principais destaques da reunião de maio de 2015.
Criação da Ouvidoria na PREVI
Novo canal de comunicação a ser disponibilizado pela Entidade a seus associados e funcionários, a criação da Ouvidoria foi aprovada pelo Delib e entra agora em fase de implementação. O projeto prevê a inauguração de um 0800 que acolherá sugestões e denúncias de qualquer parte interessada, com foco nos públicos interno, de participantes e entidades representativas dos associados. O ConselhoDeliberativo acompanhará, mensalmente, a evolução das providências adotadas para o lançamento, que será alvo de ampla divulgação por parte da PREVI.
Política de Remuneração dos Dirigentes
Após apreciar relatório do Comitê de Remuneração, o Conselho Deliberativo decidiu aprovar indicadores, que terão régua de pontuação de sucesso e pesos por diretoria, para acionamento do Programa de Remuneração Variável. Segundo a deliberação, o pagamento de remuneração variável será de até seis honorários anuais, a ser acionado de acordo com o gatilho e atendimento dos indicadores acordados, concedidos como adiantamento de três honorários pagos ao final do primeiro semestre de 2015 e com desconto dos valores antecipados caso as metas não sejam alcançadas ao final do exercício.
Os honorários a serem pagos ao Presidente Executivo e aos Diretores serão, respectivamente, de R$ 58,3 mil e R$ 49,4 mil, ambos com reajuste pelo INPC, a partir de 2016, em abril de cada ano. Para 2014, foi aprovado o pagamento de seis honorários de uma só vez.
A decisão do Delib aprovou ainda as metas para a Diretoria Executiva, dentre as quais o cumprimento de índices de resultados dos planos de benefícios, orçamento de despesas, satisfação dos participantes, novas adesões ao PREVI Futuro e contribuições para a parte 2B desse Plano, determinando que as metas do corpo funcional a partir do segundo semestre de 2015 estejam aderentes às estabelecidas para as Diretorias.
Por fim, a Diretoria Executiva deverá apresentar, na próxima reunião do Delib (26/6), proposta de definição de parâmetros para os indicadores estabelecidos.
Relatório de Controles Internos
O Conselho Deliberativo tomou conhecimento do relatório semestral de controles internos, elaborado pelo Conselho Fiscal, contendo os seguintes registros:
– Os processos e as práticas de gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios administrados pela Entidade estão aderentes às normas em vigor e à política de investimentos;
– As premissas e as hipóteses atuariais estão aderentes às características dos planos de benefícios administrados pela Entidade;
– A execução orçamentária está satisfatória, consideradas as condições mercadológicas do 2º semestre de 2014; e
– O sistema de controles internos é compatível com o porte, a complexidade e os riscos inerentes aos planos de benefícios administrados pela Entidade.
Substituição de conselheiro
O Sr. Alexandre Corrêa Abreu, Presidente do Banco do Brasil, formalizou sua renúncia ao cargo de Conselheiro Deliberativo da PREVI, posição que ocupava desde 01/06/2010. Em seu lugar, conforme previsto no Estatuto da PREVI e no Regimento Interno do Conselho, assume o Sr. Eduardo César Pasa, que anteriormente ocupava a vaga de suplente.
Relatório de Atividades da Auditoria
O Conselho tomou conhecimento das atividades da Auditoria Interna, programadas e aprovadas pelo Delib, realizadas e em andamento.