Confira o resultado de agosto da Previ

Confira o resultado de agosto da Previ

Em cenário volátil, carteiras de ações do Plano 1 e do Previ Futuro superaram o Ibovespa. Análise do desempenho está disponível no Spotify.

17/10/2023

Os planos da Previ apresentaram resultados positivos em agosto, apesar do cenário bastante volátil. O início do ciclo de queda nos juros básicos da economia brasileira – a Selic – foi ofuscado por incertezas vindas do exterior, como a desaceleração chinesa e a elevação dos juros nos Estados Unidos. Assim, o índice da bolsa brasileira, – o Ibovespa – experimentou a maior sequência de dias de baixa da sua história no início do mês. Nem mesmo a recuperação parcial na segunda quinzena impediu que a bolsa apresentasse uma desvalorização de cerca de 5% no mês.

Plano 1

A carteira de ações do Plano 1 da Previ registrou uma performance melhor que a bolsa, apresentando uma menor desvalorização, de cerca de 3%. O destaque positivo foi para as ações da Petrobras, que tiveram uma valorização de cerca de 6% no período. Confira o podcast sobre o resultado do Plano 1:

Em relação à Renda Fixa, maior segmento de alocação do Plano 1, com mais de 130 bilhões investidos, o resultado foi positivo, com variação de 0,40%. Contribuiu favoravelmente para a rentabilidade a estrutura do portfólio do Plano 1, desenhado seguindo a estratégia de imunização, em que grande parte do patrimônio está aplicado em títulos públicos mantidos até o vencimento, que não refletem a volatilidade da marcação a mercado.

Com perdas na renda variável e uma estabilidade na renda fixa, o resultado do Plano 1 em agosto ficou negativo em quase R$ 3 bilhões. No acumulado, contudo, o plano segue em superávit de 2,1 bilhões de reais, apesar de toda a volatilidade e incertezas dos mercados, o que demonstra o equilíbrio e resiliência do portfólio do Plano 1.

Previ Futuro

A carteira de renda variável do Previ Futuro teve um desempenho ligeiramente melhor que o principal índice da bolsa. Em relação à renda fixa, o resultado robusto de mais de 11% no ano foi atenuado com a rentabilidade negativa de 0,22% verificada em agosto. Confira o podcast sobre o resultado do Previ Futuro:

É sempre importante salientar que a renda fixa é um segmento de investimentos de menor risco. Porém, dada a variação de preço dos títulos no mercado, ela pode apresentar rendimento negativo em determinados momentos, como foi o caso deste mês de agosto, que impactou inclusive no perfil conservador. Entretanto, ao se observar a longo prazo, a solidez e consistência da carteira de renda fixa do Previ Futuro fica comprovada, com retornos que superam o índice de referência do plano e dos pares comparáveis no mercado.[MA1]

Como o benefício do Previ Futuro é calculado com base na poupança individual do participante, o acompanhamento de perto pelos dos associados é fundamental na gestão do plano. É preciso estar sempre atento aos fatores tempo, contribuição e rentabilidade para garantir o melhor benefício possível mais à frente. Conheça todos os perfis de investimentos na seção Nossos Planos >> Previ Futuro >> Perfis de Investimento.

De olho no futuro

A gestão de um plano de previdência deve ser sempre pensada no longo prazo. Por isso, as estratégias devem ser analisadas em um espaço de tempo razoável, sempre olhando para o futuro. Para ver os números detalhados do resultado dos planos, acesse a aba Prestação de Contas no nosso site. Siga o perfil @previoficial nas redes sociais para ficar sempre por dentro de tudo o que acontece.

23/10/2023
- PREVI
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn