Licínio Barbosa é eleito para A AGL

 

A cadeira número 35 da Academia Goiana de Letras agora é ocupada pelo jurista, advogado e escritor Licínio Barbosa. Ele foi eleito no final da tarde da quinta-feira para a vaga deixada pelo jornalista José Luiz Bittencourt, morto em 2008. Contrariando as expectativas para este pleito, a eleição foi ganha com folga, ainda em primeiro escrutínio. Licínio recebeu 21 dos 30 votos válidos. Sete imortais não compareceram e outros três preferiram votar em branco. O jornalista Iúri Rincon e o escritor Filadelfo Borges, que disputavam a vaga na AGL, receberam, respectivamente, 7 e 2 votos.

Licínio Leal Barbosa nasceu em Bom Jesus, no interior do Piauí. Depois de fazer o curso de Direito, especializou-se na área penal. Em 1975 tornou-se livre-docente da Universidade Federal de Goiás, instituição na qual era professor de Direito Penal em 1985. Licínio dirigiu a Faculdade de Direito da UFG entre 1980 e 1986 e também foi professor na Universidade Católica.

Ele integrou o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás. Na OAB nacional, participou da comissão que redigiu o novo Código de Disciplina da entidade. Licínio já era membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás. Publicou diversos livros na área jurídica desde o final dos anos 1960, alguns deles em francês. Entre suas principais obras estão Direito Material e Estudos de Procedimento, Do Indulto – Um Gesto de Clemência no Direito Penal e Direito Procedimental.

 

 

07/03/2009
- O POPULAR 07/03/2009
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn