CASSI tem novos diretores e conselheiros deliberativos e fiscais

CASSI tem novos diretores e conselheiros deliberativos e fiscais

 O novo diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, Fernando Amaral, e os novos conselheiros e deliberativos e fiscais eleitos e indicados pelo Banco do Brasil tomaram posse nesta quarta-feira, 1º de junho, para mandatos de quatro anos. O diretor de Administração e Finanças, Hugo Pena Brandão, também foi reconduzido ao cargo como indicado pelo BB para mais quatro anos de mandato. A cerimônia, realizada de forma presencial na Sede da Caixa de Assistência, em Brasília, também foi transmitida ao vivo, reunindo mais de 350 convidados somando os dois públicos.

Amaral assumiu o mandato apontando o que considera um desafio para a Instituição: encontrar uma alternativa diante da crescente concentração de grandes prestadores de serviços de saúde. Isso, segundo ele, está ocorrendo de forma acelerada e pode afetar financeiramente os planos sem fins lucrativos, como a CASSI, que não aplica reajustes anuais sobre a contribuição dos associados, como ocorre com as operadoras de mercado. “Contamos com saúde pelo menor custo per capita, com somente três mudanças nos percentuais de contribuição sobre a renda ao longo de 78 anos. A cartelização na saúde pode acabar levando nossos recursos e precisamos entender a melhor forma de reagir a isso.”

O papel da atual governança para a sustentabilidade da CASSI também foi destacado pelo presidente da CASSI, Castro Júnior, ao dar as boas-vindas aos eleitos. “O principal foco do planejamento estratégico para os próximos anos foi a sustentabilidade, para evitar de passar pelo que passamos recentemente, colocando em risco a assistência, e este é o papel da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. Mas não temos cinco anos para as mudanças, elas são urgentes”, disse o presidente.

Castro Júnior citou a transformação tecnológica “já em fase avançada para permitir oferta de produtos e serviços adequada a essa nova realidade” e a aprovação, na última terça-feira, da expansão da atenção primária à saúde (APS). Com isso, a CASSI planeja aumentar a cobertura dos serviços de APS dos quase 300 mil para 450 mil neste ano, informou. A meta é alcançar os mais de 600 mil participantes, contando com a reestruturação dos serviços próprios e parcerias estratégicas.

O gerente da Unidade de Governança de Entidades Ligadas (UGE) do Banco do Brasil, Marco Aurélio Picini de Moura, que representou o BB no evento, reforçou o apoio do patrocinador para as mudanças importantes para a CASSI. “Podem contar com a governança do Banco para que as demandas cheguem a todas as instâncias necessárias à sua aprovação.”

O diretor Hugo Pena Brandão, que assumiu a Diretoria de Administração e Finanças há um mês, disse ter encontrado um “um corpo funcional competente e dedicado e uma governança sólida e estruturada, capazes de atender o que foi confiado à Instituição”.

O presidente Castro Júnior ainda agradeceu o trabalho desempenhado pelo diretor ex-diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Luiz Satoru, e do ex-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Faraco, que encerraram os seus mandatos, “deixando um legado relevante para toda a CASSI”.

 
 
06/06/2022
- CASSI
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn