Novos plásticos devem começar a ser emitidos em outubro. As três instituições, mais o Santander, vão compartilhar caixas eletrônicos
Fabíola Glenia Do G1, em São Paulo
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (9) ter fechado acordo com o Banco do Brasil e o Bradesco para atuar na bandeira brasileira de cartões Elo. Os novos cartões, que terão foco especial nas classes C, D e E, devem começar a ser emitidos a partir de outubro, segundo os bancos.
“Ela (a bandeira Elo) está acessível a todos os brasileiros. É natural que ela também busque, através de uma eficiência que se conseguirá com a escala que se atinge com esse novo produto, uma inserção maior das classes C e D, através de um processo de inclusão bancária desse público emergente que vem tendo hoje destaque na economia brasileira através da sua inserção no consumo”, afirmou Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil (foto).
Juntas, as três instituições financeiras têm cerca de 100 milhões de clientes. Segundo os bancos, o novo cartão também tem como foco os brasileiros que ainda não são clientes bancários. Há hoje, de acordo com as instituições, cerca de 40 milhões de pessoas aptas a entrar nesse mercado de consumo.
A expectativa é que em cinco anos o cartão atinja 15% de participação de mercado. Bendine também explicou que a rede Cielo estará equipada para efetuar as transações da bandeira Elo. “Hoje, o número de estabelecimentos credenciados (…) é de 1.700.00 estabelecimentos.”
“A bandeira Elo tende a surgir quase como um genérico da bandeira de cartão de crédito. Porque é uma bandeira que vai se construir praticamente debaixo para cima. O IBGE sinaliza que de 100% das compras e dos gastos das classes A e B, 65% são efetuados por cartão de crédito; e nas classes C, D e E, somente 31% eles gastam através dos cartões de compra; e na classe E, simplesmente 6%”, destacou o presidente executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi. “Esse é um trabalho formidável que as três instituições vão fazer para dar uma contribuição definitiva para a transformação dos excluídos em consumidores, consumidores em bancarizados e os bancarizados em portadores de cartão de crédito.”
O executivo do Bradesco aproveitou para destacar que outro dado importante do Memorando de Entendimento diz respeito ao projeto de compartilhamento dos terminais bancários externos do autoatendimento. “É lógico que todos os terminais fora das agências bancárias, as três instituições, mais o Santander que aderiu naquele primeiro momento ao processo de compartilhamento, nós vamos estudar as melhores alternativas para que essas quatro instituições possam compartilhar os seus terminais bancários e aí dar maior acessibilidade ao cliente e maior proximidade”, disse Cappi. A previsão é que em 30 dias o compartilhamento esteja disponível.
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, lembrou que, desde 2003, a instituição estabeleceu uma política de inclusão bancária. “Desde então, temos mais de 8 milhões de contas que na Caixa que nós denominamos de Conta Caixa Fácil, que é exatamente aquela primeira conta de acesso. Diariamente, nós abrimos cerca de 15 mil contas nas nossas agências, lotéricos e correspondentes bancários. De fato, o potencial que as três instituições têm para fazer um trabalho com a bandeira Elo é de um potencial muito grande”, declarou.