Novos terminais estarão disponíveis em meados de 2014
Por Gladys Ferraz Magalhães
SÃO PAULO – Em meados de 2014, os clientes do BANCO DO BRASIL poderão se deparar com caixas eletrônicos que fazem reconhecimento facial e conversam com o correntista.
De acordo com o gerente executivo da diretoria de tecnologia do banco, Ederson Fernandes, e do gerente de inovação, Germano Alíbio, devem ser instalados de 20 a 30 caixas em lugares como aeroportos, shoppings e hotéis.
Batizado de Bio 001, o terminal de autoatendimento irá fazer uso do reconhecimento biométrico do rosto, da íris e da voz para identificar o cliente e autenticar transações, substituindo o uso de cartões e senhas. "É mais conveniente, o cliente não precisará mais guardar senhas (…) Às vezes, a gente precisa lembrar de mais de uma para ter acesso a uma única conta", argumenta Fernandes.
A princípio, os novos caixas farão apenas transações que não envolvem movimentações financeiras, como consulta a extratos, saldos e cartões de crédito.
Inovação
Primeiro a adotar o mobile banking no Brasil, a tecnologia, inédita no mundo, confirma a tradição do BB em inovar. "Nossa missão é inovar, ser referência, usar tecnologias inéditas, visando sempre o conforto e a segurança do cliente", ressalta Alíbio.
Segundo os executivos, o custo do protótipo foi de R$ 30 mil, sendo que muitas empresas de softwares cederam as licenças do mesmo, barateando o projeto, visto que tais licenças giram em torno de R$ 500 mil.