Vacinação Rubéola
Se você tem de
Vacinação na CASSI
Dia: 03 de Setembro de 2008
Horário: 08h30 às 11h
Local: CASSI
A vacinação será aberta ao público.
Esta é uma parceria da CASSI e Secretaria Municipal de Saúde.
Contamos com sua participação.
CASSI
Rubéola
Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus.
Seus sintomas iniciais são parecidos com os de outras viroses em comum, tais como, dor de cabeça, dores no corpo, coriza e febre. Com a evolução aparecem sintomas como dor nas articulações e músculos, dor ao engolir, aparecimento de gânglios (ínguas) e exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo, característica marcante da doença.
Após o contato com o vírus, leva até cerca de 15 dias para que os sintomas se manifestem, sendo o seu diagnóstico preciso somente pela sorologia ou seja, exame de sangue que identifica que a pessoa teve contato recente com o vírus.
Seu tratamento, como em todas as viroses é dar suporte ao organismo para que ele mesmo se defenda e elimine o vírus. Assim, usam-se medicações sintomáticas para febre e dor, além de aumentar a hidratação e aumentar o repouso, economizando energia para o organismo.
As pessoas infectadas devem se manter afastadas de gestantes e outras crianças para evitar a transmissão.
A vacina contra a rubéola é eficiente em quase 100% dos casos e deve ser administrada em crianças aos 15 meses de vida. e mulheres que não tiveram a doença, por um período mínimo de três meses, antes de engravidar.
Gestantes devem tomar cuidado redobrado para não pegar a doença. Durante os três primeiros meses de gravidez, a rubéola pode ser transmitida para o feto e causar complicações como malformação congênita como alterações oculares e cardíacas. Em alguns casos, pode provocar aborto.
Frente a um dos sintomas acima, procurar a Unidade CASSI, ou nos finais de semana, um serviço credenciado.