Saúde Financeira: controle de despesas na palma da mão

Saúde Financeira: controle de despesas na palma da mão

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acompanhando o uso crescente do celular pela população do país, lançou no mercado o Jimbo Mobile. A ação faz parte da área de educação financeira da federação e tem como objetivo colaborar com o aprimoramento e o controle das pequenas despesas do dia a dia. Tais despesas muitas vezes não recebem atenção do consumidor, mas no final do mês comprometem uma parcela razoável do orçamento familiar. O Jimbo Mobile surge como complemento da versão para computador, lançado em 2011.

 

Ferramenta ao alcance de todos

Para usá-lo é preciso baixar o aplicativo gratuitamente, que está disponível no site meubolsoemdia.com.br. Com a ferramenta, o usuário consegue controlar as despesas fixas e mensais, recebe alertas sobre a data de pagamento das contas, verifica a situação financeira dos próximos meses e, ainda, é avisado se está endividado ou se é poupador.

"O Jimbo Mobile é uma extensão da versão para computadores. Ele foi desenvolvido, pois identificamos, nesses dois anos de MeuBolsoemDia, que a maior dificuldade das pessoas em controlar os gastos está relacionada aos gastos do dia a dia, os pequenos gastos. Justamente por serem valores baixos, muitos não controlam o orçamento e, quando chega o fim do mês, os cafezinhos e lembrancinhas podem, sim, fazer diferença no orçamento", afirma o diretor de educação financeira da entidade, Fábio Moraes.

Instruções de uso

Para baixar o aplicativo, o indivíduo deverá acessar o Google Play do celular ou no computador e buscar o Jimbo Mobile. O aplicativo da Febraban só pode ser baixado em celulares com plataforma Android. Depois de fazer o download da ferramenta, o usuário deve verificar as seguintes funcionalidades:

· "Novo Lançamento", para registrar os gastos do dia, por exemplo, R$ 5 com o pãozinho do café da manhã;
· "Visualizar Lançamentos", para ter noções de quanto está sendo gasto por dia; 
· "Exportar Dados", para transportar as informações do celular para a plataforma do Jimbo instalada no computador;
· "Ajuda", para esclarecer dúvidas em relação ao aplicativo.

Moraes afirma que a ideia é usar o Jimbo Mobile para controlar os pequenos gastos. "No fim de semana, por exemplo, o usuário poderá descarregar no Jimbo todas as despesas do dia a dia e, assim, contabilizar os gastos daquela semana no orçamento mensal. Dessa forma, ele terá um maior controle sobre suas finanças", ressalta.

"O celular é um excelente instrumento de bancarização. Muitas pessoas estão acessando o banco por este canal, realizando transações financeiras e facilitando o seu dia a dia. Com o celular na mão é mais fácil para o consumidor controlar suas despesas e lançar esses gastos", afirma Fábio.

A consultora em finanças Cecília Rocha afirma que esse tipo de ferramenta pode ajudar os adultos, mas é também um incremento na difícil tarefa de ensinar os conceitos da educação financeira os filhos, principalmente os mais jovens.

"Os pais possuem a missão de educar financeiramente. As crianças e adolescentes são da geração que não desgruda do celular e da internet. É uma excelente pedida instalar um aplicativo como esse, pois é uma maneira de orientar e controlar os gastos dos jovens dentro de um ambiente a que eles são simpáticos", analisa a consultora.

22/11/2012
- PREVI
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn