Por mais participação dos trabalhadores na gestão dos fundos

 

Por mais participação dos trabalhadores
na gestão dos fundos

 

Os Diretores Eleitos da PREVI reafirmam seu apoio ao PLP 161/2012, de autoria de Dep. Federal Ricardo Berzoini (PT-SP) que, se aprovado, garantirá maior participação dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão além de impedir a devolução de superávit aos patrocinadores.

A ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) divulgou em seu boletim 412 (reproduzido abaixo) reunião com o relator do projeto, Deputado Rogério Carvalho (PT-SE), quando solicitou a realização de audiência pública para que as entidades representativas dos participantes possam se manifestar e sensibilizar os deputados da Comissão de Seguridade Social e da Família, onde o projeto tramita no momento, para que aprovem a proposta. Tal iniciativa tem nossa total concordância e apoio.

Continuaremos acompanhando o andamento do projeto e informaremos a todos.

Reforçamos que a participação de todos é a única atitude que pode permitir a aprovação do projeto e a consequente garantia de nossos direitos.


Diretores Eleitos da PREVI


Marcel Barros

Paulo Assunção

Vitor Paulo


09/08/2012 – Ano XII – Nº 412


ANAPAR solicita audiência pública sobre PLP 161


A ANAPAR se reuniu com o relator do PLP 161/2012 na Comissão de Seguridade Social e Família, Deputado Federal Rogério Carvalho (PT-SE), e sugeriu que fosse convocada audiência pública para debater com a sociedade, participantes e entidades representativas, o conteúdo do projeto de lei de autoria do Deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O relator se comprometeu a convocar a audiência e esclareceu que o projeto começará a ser avaliado e debatido na Comissão após as eleições municipais. 

A presidente e o vice-presidente da ANAPAR, Cláudia Ricaldoni e José Sasseron, expuseram ao deputado a importância de aprofundar a democracia e aumentar a participação dos trabalhadores na gestão dos fundos, aspectos contemplados no projeto de lei. “O parlamentar se mostrou sensível às nossas demandas e preocupações e deixou claro que defende a participação democrática dos trabalhadores na gestão dos fundos”, avalia Cláudia Ricaldoni. 

O PLP 161 foi apresentado por Berzoini em março deste ano e foi resultado de vários debates com a ANAPAR, entidades sindicais e associações de aposentados. Contempla demandas históricas e fundamentais dos participantes, tais como o fim do voto de minerva, a eleição direta de metade dos conselheiros deliberativos e fiscais e diretores executivos em todos os fundos de pensão, a estabilidade para conselheiros deliberativos e fiscais, a destinação de superávit somente para reduzir contribuições ou melhorar benefícios, a proibição de devolver superávit aos patrocinadores, dentre outras propostas. 

A ANAPAR defende a aprovação do projeto. Fará todo o possível para articular as entidades de classe e organizar os participantes para sensibilizar os parlamentares pela aprovação do projeto. O PLP 161 está disponível no site da entidade: www.anapar.com.br.

 

 

23/08/2012
- AFAGO
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn