Cirurgia bariátrica pode desencadear problemas bucais
Pessoas submetidas a cirurgia para redução do estômago podem ter a saúde bucal comprometida. Foram acompanhados 57 pacientes que passaram por cirurgia bariátrica no Ambulatório de Obesidade Mórbida do Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp). De acordo com a autora, a cirurgiã-dentista Beatriz Balduino, o índice de comprometimento da saúde da boca entre essas pessoas ficou acima da média regional e da nacional.
Balduino explica que o paciente submetido ao procedimento necessita mastigar muito bem os alimentos devido à capacidade gástrica reduzida. Outro fator refere-se às condições pós-operatórias. Em geral, a pessoa sofre com vômitos freqüentes. “Para eliminar o gosto ruim da boca, o paciente acaba escovando os dentes na seqüência, quando na verdade o recomendado é utilizar soluções alcalinas para neutralizar a acidez salivar antes da escovação. A acidez amolece a superfície dos dentes, causando a erosão dental”, explica.
Com base nos resultados, a pesquisadora defende um acompanhamento especializado antes e após o procedimento. Balduino afirma que esse cuidado é importante, já que a cirurgia bariátrica está aumentando no Brasil. São realizadas quatro intervenções por semana só no Hospital da Unicamp.