Os diabéticos devem ter cuidados especiais com os pés. Os nervos dessa região do corpo permitem que as pessoas sintam dor, percebam a temperatura e o contato com o chão. Quando esses nervos são lesados pela doença, perde-se a sensibilidade.
Lavar bem os pés todos os dias, enxugá-los com cuidado, principalmente entre os dedos, passar creme, evitar caminhadas sem calçados adequados e não usar sapatos sem meias são alguns dos cuidados. As unhas também devem estar bem cortadas, com as pontas retas. Calos não devem ser removidos sem ajuda de especialistas. Atividades físicas também ajudam na prevenção da doença, pois aumentam a circulação sangüínea nos pés e podem auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e do peso. Hábitos alimentares adequados também ajudam no controle do diabetes.
Portadores de diabetes devem ser examinados pelo menos uma vez ao ano por especialistas. Esse cuidado é necessário porque, normalmente, surgem cortes, calos, bolhas nos pés, sem a pessoa sentir. Em muitos casos, até que se detecte o problema, a lesão já se tornou grave e até irreversível. Cerca de 70% das amputações realizadas no Sistema Único de Saúde ocorrem em pessoas portadoras de diabetes.
Fonte: Agência Saúde InfPREVI Número 155 08/08/2008