O Banco do Brasil, o Bradesco e o Itaú-Unibanco foram as instituições financeiras de capital aberto da América que apresentaram maior rentabilidade no primeiro trimestre do ano, apesar de não terem alcançado os maiores lucros no período, informa um estudo divulgado pela empresa de consultoria Economática.
O estudo analisou os balanços de 20 bancos com ações negociadas em mercados de ações que têm mais de US$ 100 bilhões em ativos e que operam em países da América, com exceção do Canadá.
Segundo a Economática, o Banco do Brasil, o Bradesco e Itaú-Unibanco foram os que tiveram maior rentabilidade com relação a seu patrimônio líquido no primeiro trimestre.
O Banco do Brasil teve uma rentabilidade equivalente a 5,48% de seu patrimônio; o Bradesco, de 4,95%, e o Itaú-Unibanco, o maior banco em volume de ativos da América Latina, de 4,54%.
Atrás dos três brasileiros ficaram os americanos State Street Corp (3,57%), American Express (3,16%), Wells Fargo (3,0%), Goldman Sachs (2,84%), Bank of America (2,04%), US Bancorp (2,01%) e BB&T (1,97%).