A empresa de telefonia móvel Oi e o Banco do Brasil começam a operar a partir do próximo dia 5 de outubro o primeiro cartão de crédito com a função de pagamento via celular.
A Paggo –joint venture formada pela Oi e a Cielo– será a operadora da nova tecnologia, que surge de olho no crescimento do mercado por parte das outras operadoras de telefonia móvel.
Segundo o presidente da Paggo, Massayuki Osmar Fujimoto, o sistema já foi apresentado a TIM, Vivo e Claro, e estão sendo analisados. "Queremos que eles sejam nossos clientes", disse.
A Vivo, porém, mantém testes para um sistema próprio em parceria com o banco Itaú e a Mastercard. Segundo o banco, os pagamentos via celular são testados em São José dos Campos (SP).
A Oi não informou os investimentos para o novo produto. A empresa espera conquistar 1 milhão de usuários por ano e incluir 15 milhões de clientes no sistema de pagamentos eletrônicos.
Atualmente, a Oi tem 40 milhões de clientes. Segundo o superintendente de produtos e serviços financeiros da empresa, Gabriel Ferreira, todos terão propostas para aderir ao cartão de crédito.
O primeiro Estado a ter o cartão será o de Pernambuco. Em seguida, o serviço será expandido para toda a região Nordeste e, até o final do primeiro semestre de 2012, para todo o país.
As taxas de anuidade do cartão vão custar de R$ 60 a R$ 280,92, e poderão ser parceladas em até 12 vezes. A transação dos dados é sigilosa, via GSM e, segundo a empresa, não oferece riscos. 29/09