Internet vira aliada das donas de casa

Internet vira aliada das donas de casa

Consumidoras aprenderam a pesquisar nos sites os preços cobrados nos supermercados de Goiânia

                                                                    

Lúcia Monteiro

Com uma variedade cada vez maior de marcas de produtos e supermercados em Goiânia, e o consumidor com cada vez menos tempo para sair em busca dos menores preços, a internet se tornou uma aliada na hora escolher onde comprar. Muitas donas de casa descobriram na web uma boa fonte de pesquisa de preços, que são detalhados em sites especializados na orientação ao consumidor do Estado. No computador, é possível ter acesso a um universo maior de informações, economizando tempo e dinheiro para fazer as compras.

Em outros países, como a Itália, o consumidor já consegue pesquisar os preços usando apenas o celular. Ele envia uma mensagem com o nome do produto que procura e recebe a resposta com os preços cobrados no mercado. A Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás faz pesquisas mensais em até dez supermercados e hipermercados de Goiânia e publica os preços em seu site (www.donasdecasa.com.br).

“Quando há muita variação, fazemos pesquisas quinzenais ou semanais”, informa a presidente da associação, Maria das Graças Santos. Segundo ela, a lista inclui 32 produtos de mercearia e todos os cortes de carne bovina, suína e de frango.

Na última pesquisa, feita esta semana, foi detectada uma variação de até 100% entre os preços cobrados na capital. Maria das Graças informa que o site recebe entre 4 e 5 mil acessos mensais, até de outros Estados e países que querem acompanhar a evolução dos preços em Goiânia. “Recebemos muitas ligações pedindo a inclusão de outros produtos”, destaca.

Arma
Para ela, a internet se tornou uma arma da dona de casa que não pode sair por aí pesquisando em vários lugares e já aprendeu a manusear o computador, que está cada vez mais presente nos lares. Hoje, a dona de casa Resemere Eduardo sempre pesquisa os preços no site antes de sair às compras.

Ela garante que já está conseguindo economizar mais com a nova prática. “Antes, precisa va ir em vários lugares. Agora, já vou direto ao supermercado que tem preços mais em conta”, garante.

O Procon-Goiás também realiza pesquisas mensais de preços de vários produtos e serviços em Goiânia, que são divulgadas no site do órgão (www.procon.go.gov.br). Para a gerente de Atendimento do Procon, Sara Saeghe Ximenes, o consumidor deve comparar muito os preços antes de comprar, já que pode fazer isso sem sair de casa. Segundo ela, outra boa arma são os folders publicitários, principalmente nos fins de semana, quando as pessoas vão mais às compras e há um número maior de promoções.

“A internet tem uma grande capacidade de informação em pouco tempo. É possível pesquisar preços em várias lojas em fração de segundos”, diz o economista e consultor de finanças pessoais Marcus Antônio Teodoro. De acordo com ele, a prática pode reduzir o custo final com as compras na economia com o deslocamento entre um supermercado e outro e no menor custo final da lista de produtos.

O economista alerta que, para economizar mais, o consumidor ainda pode imprimir os anúncios e pedir que o supermercado cubra a oferta de outro num determinado produto que esteja mais caro.

 

 Fonte: O POPULAR de 02/11/2008 

 

04/11/2008
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