INSS ajusta 491 mil benefícios por incapacidade

INSS ajusta 491 mil benefícios por incapacidade

  

 
 
Segurado pode conferir se tem direito à revisão e qual será o índice de aumento, que pode chegar a 22%

 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai reajustar 491 mil benefícios por incapacidade concedidos entre 1999 e 2009, segundo um acordo em negociação entre o governo, o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical e o Ministério Público Federal.

 

Enquanto os detalhes da proposta estão em fase de elaboração, o segurado pode conferir se tem direito à revisão e qual será o índice de aumento, que pode chegar a 21,82% sobre o valor atual do benefício.

O DIÁRIO elaborou um guia com o passo a passo do cálculo para saber se houve ou não erro na concessão.

 

Confirmado que o benefício será reajustado, é possível também calcular o valor do novo pagamento.

 

O primeiro passo é verificar se o segurado se encaixa no perfil da revisão. Além de ter o benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) concedido no período da revisão, é preciso ter feito menos do que 144 contribuições (12 anos) entre julho de 1994 e a data de concessão.

 

Para confirmar se o erro realmente ocorreu, o segurado deve verificar na carta de concessão qual foi o total de contribuições utilizadas na conta da média de recolhimento na memória de cálculo. Se o número bater com o total de contribuições, houve erro.

 

Caso o segurado não tenha mais em mãos a carta de concessão, é possível pedir uma segunda via no posto do INSS (agendando a visita pelo telefone 135) ou no site, no endereço: www.previdencia.gov.br.

 

Com a confirmação do erro, o segurado pode refazer a conta, descartando as 20% menores contribuições do período, e calcular o índice de aumento que será aplicado no valor atual do benefício.

 

28/08/2012
- ANABB
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn