Graça Estrela é destaque na pagina do site da PREVI

Graça Estrela é destaque na pagina do site da PREVI

                 

                                                                 

Nascida na cidade de Ipameri, em Goiás, Graça Estrela é uma pintora autodidata. Apesar de pintar casarios, rostos, figuras humanas e naturezas mortas, seu trabalho está intimamente ligado a uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção: as araras. Seu talento já foi reconhecido em várias partes do mundo, com premiações e participações em mostras internacionais.

“Estou fazendo planos para escrever um livro sobre minha história com as araras. Afinal, são 25 anos pintando os animais, realizando viagens com palestras e exposições mundo afora. Também vou fazer um documentário sobre meu trabalho”, afirma.

Casada com um funcionário do Banco do Brasil por 33 anos, já falecido, Graça é participante da PREVI. O interesse pelas araras surgiu em 1982, quando ela viu os animais de perto na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. A pintora afirma que ficou encantada com as aves do Pantanal e deu início a estudos e trabalhos de pesquisa sobre elas. Seus trabalhos são confeccionados com o uso pedras, palhas, massas e troncos usados para dar movimento e maior expressividade aos animais.

Sua arte teve destaque no Brasil e ganhou o mundo. Entre maio e junho deste ano participou da Semana de Artes Latina, em Paris (França); em 2013 apresentou seu trabalho em Miami (Estados Unidos), Vladivostok (Rússia) e Quito (Equador). E não para por aí: nos últimos 15 anos a paticipante da PREVI passou por vários outros países, como Inglaterra, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Colômbia.

No ano 2000, o projeto “500 Anos com a Graça das Araras” fez parte da programação oficial das comemorações pelos 500 anos do Brasil, e também rodou por boa parte do planeta. Conquistou prêmios, inclusive uma medalha de ouro em Paris com sua exposição no Louvre. Conquistou também uma medalha pelo trabalho em defesa dos animais na Academia Francesa de Artes e Ciências. “Foi o reconhecimento da valorização do meu trabalho na Europa”, comemora.

O que a arte proporcionou em sua vida?

Através da arte pude conhecer o mundo, fiz grandes amizades, conheci outras culturas e pude mostrar para o mundo a beleza de nossa fauna. Fico feliz por levar o nome da minha cidade Ipameri, do meu estado, Goiás, do meu país, Brasil, para outros povos e poder falar dessa ave que é símbolo do Brasil e defendê-la, pois hoje ela corre sério risco de extinção.

O site  http://www.gracaestrela.com.br/ traz mais informações e imagens que mostram parte do trabalho de Graça.

05/08/2014
- PREVI
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn