Fundos: Embraer – Área de defesa salva trimestre

Fundos: Embraer – Área de defesa salva trimestre

O resultado da Embraer no primeiro trimestre superou as expectativas do mercado, tendo em vista o fraco desempenho da aviação comercial, tradicional carro chefe das vendas da companhia. Parte desta boa performance, conforme balanço divulgado pela companhia na semana passada, está associada aos projetos que a empresa desenvolve para a área de defesa e segurança. O segmento registrou crescimento de 87% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2013. A receita atingiu R$ 931,4 milhões. 
Programas como o do novo cargueiro KC-390, em fase final de desenvolvimento e montagem do primeiro protótipo, deve receber este ano recursos da ordem de R$ 950 milhões. Os contratos de modernização das aeronaves F-5, E-99 e AMX estão avaliados em cerca de R$ 2,5 bilhões. 
"Conforme a empresa avança no desenvolvimento dos programas, seus custos são reconhecidos como receita, porque existe uma previsão orçamentária para os projetos", explica Karina Freitas, analista da Concórdia. 
A Embraer mantém a previsão de entrega do primeiro Super Tucano à Força Aérea dos EUA para meados deste ano 
Embora importante, o crescimento robusto da participação da área de defesa e segurança na receita trimestral da Embraer é considerado pela analista como uma situação atípica, que pode não ser recorrente ao longo do ano. "O fato de estar em dia com o cronograma de desenvolvimento dos programas também traz benefícios de receita para a companhia, como no caso do KC-390", comenta. 
Segundo Karina, a Embraer já vem se preparando para esse cenário de baixa na aviação comercial há cerca de dois anos e por isso acredita que a diversificação dará o fôlego necessário para a companhia passar de forma tranquila pelo período de transição até a entrada em serviço dos jatos da nova geração, a partir de 2018. 
O programa AMX, por exemplo, inclui a modernização de 43 aeronaves, das quais três foram entregues à FAB. O cronograma, segundo a Embraer, prevê entregas até 2017. No caso do F-5 a Embraer concluiu a modernização de 46 aeronaves. Um segundo lote, de onze aeronaves, começou a ser modernizado recentemente e a primeira entrega está programada para este ano. As demais se estendem até 2015. 
A Embraer informou que duas aeronaves de alerta aéreo e controle E-99, de um total de cinco que estão sendo modernizadas para a FAB, já estarão disponíveis para operar durante a Copa do Mundo. 
"Estamos trabalhando junto com a Embraer para conseguir a suplementação orçamentária para o KC-390, para propiciar a fase final de desenvolvimento e o primeiro voo do protótipo em outubro deste ano", informou o brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), órgão responsável pelos programas de aquisição e modernização de aeronaves da FAB. 
O contrato de produção de 28 aeronaves KC-390 para a FAB, segundo o brigadeiro, também está sendo negociado com a Embraer. A expectativa da empresa, segundo informou ao Valor, é ter o contrato assinado ainda este ano. 
O presidente da Copac conta que o projeto já consumiu R$ 2 bilhões, mas o investimento total previsto no seu desenvolvimento é de R$ 4,5 bilhões. Os recursos cobrem a parte de desenvolvimento e produção de dois protótipos, além de toda a documentação e ferramental associado. O valor não inclui o investimento feito pelos parceiros de risco no projeto (fornecedor de sistemas críticos, como motor, aviônicos, trem de pouso, entre outros). 
O brigadeiro disse que a Embraer já iniciou a fase de montagem do protótipo e o projeto está dentro do cronograma. "O KC-390 é um sucesso. Não esperamos maiores riscos no projeto, que está muito sólido no que se refere a soluções de engenharia." Crepaldi ressaltou ainda que o potencial de exportação do KC-390. A Embraer estima um potencial de exportações de US$ 18,7 bilhões para a aeronave nos próximos 20 anos. 
A Embraer também mantém a previsão de entrega da primeira aeronave Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) para meados deste ano. A montagem do avião foi iniciada no primeiro trimestre em Jacksonville, onde a Embraer construiu uma fábrica para atender ao programa de Apoio Aéreo Leve (da sigla em inglês LAS). 
Outro programa de peso na área de defesa e segurança da Embraer é o Sisfron (Sistema de Integrado de Monitoramento de Fronteiras). A empresa informou que a Savis Tecnologia e Sistemas, líder do consórcio Tepro, contratado pelo Exército brasileiro para a integração e implantação do Sisfron, acaba de concluir a entrega do primeiro centro de comando e controle do programa.  (Virgínia Silveira – Valor Online)

 

12/05/2014
- Valor Online
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