Funcionários do BB serão capacitados pela ABNT em curso sobre acessibilidade

Funcionários do BB serão capacitados pela ABNT em curso sobre acessibilidade

 

Até dezembro, cerca de 300 engenheiros, arquitetos e urbanistas do Banco receberão capacitação em interpretação e aplicação da principal norma em acessibilidade – NBR 9050

Até dezembro de 2022, cerca de 300 funcionários do Banco do Brasil serão capacitados pelo programa in company da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O curso “Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, conforme as normas da ABNT” é voltado a engenheiros, arquitetos e urbanistas da instituição financeira.

 

A capacitação, ministrada pelos instrutores Edison Passafaro e Silvana Cambiaghi, ambos com deficiência física e membros do Comitê Brasileiro de Acessibilidade ABNT/CB-040, aborda o conteúdo e interpretações da Norma ABNT NBR 9050:2020, de comunicação e prestação de serviços e diretrizes gerais para acessibilidade a pessoas com deficiências sensoriais/ou cognitiva, baixa visão e idosos.

Além de teoria, com ênfase em aspectos como desenho universal, legislação, normas técnicas, comunicação e sinalização, o curso propõe aos participantes vivenciarem algumas das principais limitações enfrentadas por pessoas com deficiência cotidianamente. Os funcionários são desafiados, por exemplo, a utilizarem cadeira de rodas, bengalas, protetores auriculares e oculares.

Essa iniciativa faz parte das ações desenvolvidas para que clientes e funcionários tenham a acessibilidade plena em todos os espaços do BB, explica Gustavo Lellis, diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do Banco do Brasil.

“Queremos, com essa parceria junto à ABNT, desenvolver nossos colegas para terem um olhar cada vez mais inclusivo seja na execução dos projetos e obras seja na segurança do trabalho de nossos colaboradores”, complementa o executivo.

Mário William Esper, presidente da ABNT, enfatiza que “garantir os direitos de livre acesso a toda população, independentemente do perfil do cidadão é uma demanda urgente da sociedade brasileira, que precisa, cada vez mais, de profissionais capacitados para auxiliar o poder público a cumprir com essa agenda.

A ABNT apoia essa causa e contribui para implementação de políticas públicas, promovendo o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os brasileiros”.

 
12/12/2022
- Banco do Brasil
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn