Construindo a saúde com os tijolos corretos – ALIMENTAÇÃO

Construindo a saúde com os tijolos corretos – ALIMENTAÇÃO

De quais tijolos você é feito?
Tijolos, areia, cimento, pedras, água e ferro! Se juntarmos esse material com trabalhadores descansados e competentes, teremos uma obra de excelente qualidade.
Para que as coisas funcionem corretamente, será necessário garantir o fornecimento de todos esses materiais no momento correto. Não pode faltar tijolos na hora de levantar uma parede, ou ferro na hora de construir uma viga de sustentação.
O mesmo raciocínio acontece com reformas. Uma obra de reforma na sua casa só vai terminar no prazo se você garantir o fornecimento de todos os materiais no momento correto. Deixe faltar apenas um deles e os trabalhadores pararão de trabalhar até que você resolva a situação.
O corpo humano funciona de forma muito análoga. Poderíamos facilmente substituir a lista de materiais de construção acima por: “proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos e gorduras” e imaginar o trabalho que nosso corpo teria para fazer as devidas “reformas internas”.
Casas são feitas de tijolos, assim como células do corpo humano são feitas de nutrientes. Nosso primeiro e mais importante dever é garantir que todos os materiais necessários cheguem até nossas células, e a única porta aberta para que isso ocorra é a nossa boca. Isso significa que a seguinte frase é verdadeira:

Você é o que você come!

O corpo humano é composto de apenas quarenta e cinco nutrientes. Os carboidratos, as proteínas e as gorduras são apenas três deles, e são chamados de macro nutrientes. São alimentos que possuem grande potencial energético, e são eles que encontramos em abundância em todas as dietas típicas de diversas culturas do nosso planeta. Os outros quarenta e três nutrientes são representados pela água, pelas vitaminas, e pelos sais minerais. Esses são os micronutrientes.
Se apenas um desses nutrientes (materiais de construção) faltar, o corpo humano (prédio), não será construído ou reformado corretamente. Podemos então dizer que alguém que possui a deficiência de apenas um único nutriente está com algum grau de desnutrição.
Como garantir que seu corpo receba todos os nutrientes?
Primeiro de tudo devemos saber onde estão todos eles. A maioria dos alimentos que nós gostamos de consumir apresentam grande quantidade de macro nutrientes. Os micronutrientes estão distribuídos, na sua maioria, em alimentos que não costumam agradar tanto aos paladares da nossa sociedade. Esses nutrientes são facilmente encontrados em frutas, legumes, verduras e hortaliças, de preferência todos crus.
Esse raciocínio nos leva à algumas conclusões:

– A ingestão de vegetais deve ser muito maior do que aquela que estamos acostumados a consumir. Você come esse tipo de alimentos diariamente?
– Uma pessoa obesa, que não consome micronutrientes de forma adequada, por mais que contrarie o senso comum, é uma pessoa desnutrida.

Quando um pedreiro fica sem material, a obra fica prejudicada, e ele precisa pedir mais suprimentos. Nosso corpo faz exatamente a mesma coisa! Normalmente, quando estamos com escassez de algum micronutriente, nosso corpo pede esses nutrientes através da fome. Mas nós somos um péssimo exemplo de “chefe de obra”, pois temos a capacidade de fornecer o nutriente errado com muita frequência. Assim, entregamos carboidratos e gorduras em quantidades muito superiores ao necessário, e vitaminas e sais minerais em quantidades mínimas.
Assim nosso corpo sofre as consequências, e o nosso “pedreiro interior” faz o trabalho com o material que tem à disposição. Obesidade, envelhecimento precoce, distúrbios comportamentais, mau-humor e aquela sensação de falta de disposição e vitalidade são alguns dos preços que pagamos por esse deslize. Se esse tipo de problemas persistirem por muito tempo, começamos a desenvolver doenças mais graves e até irreversíveis.
A boa notícia é que as células humanas possuem vida curta, e precisam ser repostas constantemente. As reformas internas ocorrem enquanto dormimos profundamente ,afinal, ninguém reforma um imóvel durante uma festa ou trabalho, ele precisa estar vazio para que as obras ocorram corretamente. Todas as atenções devem estar voltadas para os processos de reconstrução. Se você quiser ser “construído” com os tijolos corretos, com materiais de qualidade e ter uma saúde e vitalidade superiores, comece agora a consumir os nutrientes adequados.
Todos os dias você tem uma nova chance de começar a melhorar a sua “composição celular”.

Você é o que você come! Você pode escolher aquilo que come, portanto, você é aquilo que você escolhe ser a cada refeição!
Pense nisso!

12/08/2013
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn