Por Carolina Mandl | De São Paulo
Os acionistas do Banco do Brasil (BB) vão votar mudanças no conselho de administração da instituição em 19 de setembro. Entre as principais alterações está o fim do acúmulo de cargos do presidente do banco, que hoje também desempenha a função de vice-presidente do conselho, segundo convocação divulgada ontem. Hoje, o BB é
Essa proposta segue resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), de 31 de dezembro de 2010. O objetivo dessa dela é evitar o acúmulo de poder dos executivos nas empresas nas quais a União tem participação. A partir de agora, porém, além de indicar o presidente do conselho, o Ministério da Fazenda vai indicar a vice-presidência.
O número de conselheiros também foi ampliado de sete para oito, sendo que a quantidade de integrantes indicados pela União também aumentou de cinco para seis. A finalidade da mudança, segundo o banco, é "viabilizar a adoção de melhores práticas de governança e aprimorar a integração desse colegiado com o comitê de auditoria". A resolução da CGPAR também trata de fortalecimento do comitê de auditoria.
Fonte: Valor Econômico