Vanessa Dezem
SÃO PAULO – O processo de prospecção do Banco do Brasil por uma instituição financeira nos Estados Unidos está avançando e o banco já selecionou um ativo para aquisição. A afirmação foi feita hoje pelo vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores do BB, Ivan de Souza Monteiro. O executivo não revelou o nome da instituição, mas disse que o negócio pode ser fechado ainda neste ano.
“Já identificamos um banco que está próximo aos brasileiros (residentes nos EUA)”, afirmou Monteiro, que participou de evento em São Paulo para a divulgação do balanço do terceiro trimestre do banco. “Acredito que (o negócio) pode acontecer ainda neste ano”, completou o executivo.
Segundo Monteiro, há uma grande oferta de bancos nos EUA que apresentam oportunidades de compra, mas o Banco do Brasil se foca na aquisição de uma instituição vantajosa que esteja geograficamente próxima às comunidades de brasileiros que vivem no país. O valor do ativo escolhido pelo BB “não é muito grande”, de acordo com o executivo. No caso, o negócio sairia por “bem menos” do que o desembolsado na aquisição do Banco da Patagônia, na Argentina, que totalizou US$ 479,6 milhões.
Quando questionado sobre o possível interesse do BB na fatia do Banco PanAmericano pertencente ao Grupo Silvio Santos, Monteiro afirmou que não viu oportunidades no negócio. Segundo o executivo, as operações de crédito do Banco do Brasil são seguras. As aquisições de carteira do BB no mercado representam 4% do total dos ativos totais de crédito do banco, sendo que o Banco PanAmericano representa apenas 5% dessa parcela. “O banco adquire carteira e continuará a adquirir. Nada vai mudar”, afirmou.
Fonte: Valor Online