ANABB estuda viabilidade de ação judicial sobre IR no BET

ANABB estuda viabilidade de ação judicial sobre IR no BET

 

Prezados (as) Conselheiros (as),

Para conhecimento, segue notícia publicada nesta quinta-feira, 30 de agosto, no site da ANABB.

 Atenciosamente.

 

Vice-Presidência de Comunicação

ANABB estuda viabilidade de ação judicial sobre IR no BET


A ANABB encomendou estudos a advogados tributaristas para ver se há viabilidade em ajuizar ação para a devolução do Imposto de Renda descontado sobre o Benefício Especial Temporário (BET), concedido pela Previ aos participantes do Plano de Benefícios 1, desde o ano passado. No acordo em que foram firmadas medidas para utilização dos recursos do superávit daquele ano – referente a 2007, 2008 e 2009 –, foi incluído o pagamento do Benefício que corresponde a 20% do Complemento Previ ou da Renda Mensal Vitalícia.


A medida é necessária para a ANABB patrocinar uma possível ação, visto que a Entidade não recorre ao Judiciário antes de verificar reais chances de vitória. “A consulta feita pela ANABB aos especialistas é parte fundamental antes de tomarmos qualquer decisão, pois temos que evitar prejuízos desnecessários ou criação de falsa expectativa”, argumenta o presidente da ANABB, Sergio Riede.


A Justiça já deu ganho de causa em primeira instância a participantes que recorreram individualmente aos tribunais, e negou o pedido a outros. “Trata-se de uma situação jurídica ainda sem precedentes consolidados na jurisprudência”, afirma a Vice-Presidente de Relações Funcionais, Tereza Godoy.


Assim que a Instituição receber os estudos encomendados, todos os associados serão informados sobre seus resultados e a decisão da ANABB sobre o assunto.

 

31/08/2012
- ANABB
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn