E mais: 11% da Gen Z chamaria um profissional para pendurar um quadro
Por Viny Mathias
Depois de um tempo em que a tendência DIY (Do It Yourself = Faça Você Mesmo) tomou conta da internet, a Geração Z está abandonando a moda de fazer as coisas sozinho para saltar para o que está sendo classificado como GOTDIT (Getting Others To Do It = Deixe que os Outros Façam). Quase um quarto dos jovens da Geração Z admite que não poderia trocar uma lâmpada do teto de casa.
A pesquisa realizada pela varejista automóvel britânica Halfords mostra que 21% dos inquiridos não se atrevem a realizar tarefas domésticas básicas como trocar uma lâmpada e que recorrem a profissionais. O valor do investimento neste tipo de tarefas ronda as 1.300 libras por ano (R$ 9.656 no câmbio atual), entre os jovens do Reino Unido, embora haja 22% que pedem para os pais trocarem.
A Geração Z não sabe trocar uma lâmpada
Entre as razões destacadas, quase um quarto dos inquiridos afirma que a lâmpada estaria demasiado quente para ser substituída, dois terços dizem que não querem lidar com problemas de eletricidade e um em cada cinco jovens da Geração Z acredita que é perigoso subir uma escada para trocar a lâmpada.
O estudo não fica apenas nessa área da casa, afirmando também que 11% chamaria um profissional para pendurar um quadro, que 30% não sabem identificar uma chave de fenda e que 44% recorrem a serviços profissionais para ações básicas como encher os pneus do carro ou trocar os limpadores de para-brisa. Ações que requerem apenas alguns minutos e que poderiam significar uma economia significativa para seus bolsos se elas mesmas fizessem isso.
Outras gerações costumam se espantar com esses números, sobretudo porque o acesso à Internet é a ferramenta ideal para aprender a realizar este tipo de tarefas com facilidade. Com tutoriais completos ao alcance de todo o mundo, temos realmente que nos perguntar o que aconteceu para que os jovens chegassem à idade adulta sem terem praticado estas tarefas. Talvez os Millennials e os Boomers sejam parcialmente culpados pela tendência GOTDIT que está começando a ganhar força.