Não há transferência imediata de recursos para o BB. Banco pode usar recursos em compromissos com a Previ. Participantes terão aumento de 20% em 60 parcelas. Decisão suspende contribuições do BB por 3 anos
Por Denise Luna; Edição de Cesar Bianconi
RIO (Reuters) – Os participantes do fundo de pensão do Banco do Brasil, Previ, o maior do país, aprovaram nesta quarta-feira a distribuição do superávit acumulado pela instituição no valor de 15 bilhões de reais, sendo metade para o patrocinador e metade a ser recebido em parcelas pelos participantes.
O banco já contabilizou os recursos do superávit nos balanços de 2008 e 2009, nos valores de 5,3 bilhões de reais e de 2,3 bilhões de reais, respectivamente, o que possibilitou maior alavancagem para empréstimos em plena crise financeira global.
A proposta de distribuição do superávit foi aprovada por 80,15 por cento dos associados da Previ.
Ao todo, 120.329 aposentados e pensionistas receberão aumento de 20 por cento em 60 parcelas. Após aprovação, a decisão segue, ainda esta semana, para o Conselho Deliberativo da Previ e, em seguida, para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para ser oficializada.
Os funcionários da ativa receberão os recursos após a aposentadoria.
Uma parcela dos recursos que irá para o BB, segundo a Previ, será destinada para fazer frente à suspensão das contribuições pelos próximos três anos. Outra parte será contabilizada mensalmente em uma conta específica a ser aberta pela Previ, cujos recursos poderão ser utilizados pelo BB para cobrir compromissos que o banco tenha com o Plano 1.
“Não há transferência imediata de recursos para o Banco do Brasil. Os recursos a ele destinados, em conformidade com a legislação, permanecem na Previ, contabilizados em conta específica”, explica a Previ em seu site.
Segundo a Previ, o banco poderá usar os recursos, por exemplo, para cumprir compromissos com os empregados que entraram antes de 1967, período em que apenas o BB contribuía para a aposentadoria dos seus empregados.