Quem Somos

Diretoria

Estatuto

Notícias

Dia a dia Afago

Seus Direitos

Cultura

Recordando o BB

Galeria de Fotos

Aniversariantes

Projetos

Associe-se

Convênios

Jornal da AFAGO

Fale Conosco

Página Principal

 
 
Nº de Visitas:
 

 
 
Entidades se reúnem na primeira prestação de contas do Acordo Cassi 

 Aconteceu na manhã da última quarta-feira (08/03), no edifício Sede III do BB, em Brasília, a primeira reunião de prestação de contas do acordo Cassi, aprovado pelo corpo social em novembro de 2016, entre as entidades que compõem a Mesa de Negociação, a Cassi e o Banco do Brasil.


Estiveram presentes na reunião: Reinaldo Fujimoto e João Botelho, representando a ANABB; Wagner Nascimento e Rafael Zanon, pela Contraf-Cut; Gilberto Vieira e José Augusto Cordeiro, pela Contec; Celia Larichia, pela AAFBB; Isa Musa, pela FAABB; Loreni Senger, conselheira da Cassi; além de representantes de sindicatos e federações. Representaram o BB o gerente executivo Emerson Luis Zanin, da Diretoria de Governança das Entidades Ligadas, e o gerente de divisão Vanderlei Engels, da Diretoria Gestão de Pessoas. A Cassi esteve representada pelo presidente, Carlos Célio, e pelos diretores William Mendes (Saúde e Rede de Atendimento), Humberto Almeida (Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes) e Geraldo A. B. Correia Júnior (Diretor de Administração e Finanças).

Confira abaixo um resumo dos principais itens apresentados e debatidos na reunião.

SISTEMÁTICA DE RESSARCIMENTO, CONSULTORIA E REUNIÕES
O presidente da Cassi, Carlos Célio, abriu a reunião fazendo um histórico do processo de negociação desde o início. Sobre este item também foi apresentado um cronograma das atividades envolvendo a construção de convênio entre o Banco e Cassi, com valor dos recursos e a sistemática de ressarcimento de serviços apresentada ao BB, para que o valor de R$ 23 milhões mensais previstos fossem reembolsados nos meses de janeiro e fevereiro/2017, correspondentes a dezembro de 2016 e janeiro de 2017, respectivamente.

Sobre a contratação da empresa de consultoria especializada para analisar, revisar e desenvolver processos, projetos e ações de melhoria no modelo de gestão e operação da Cassi, foi informado que ela está prevista para os próximos meses. Ainda sobre esse tema foi esclarecido que os processos de recrutamento e seleção já acontecem na Cassi com normativos e alçadas definidas, bem como a avaliação de desempenho. Contudo o trabalho da consultoria será no sentido de aprimorar os modelos já existentes, com os aperfeiçoamentos necessários. Foi informado ainda que está sendo estudado o desenvolvimento de aplicativo no modelo do sistema de recrutamento do BB e Previ.

Foi reafirmado ao Banco que ao longo do processo negocial muitos consensos foram produzidos na Mesa de Negociação e que o trabalho da consultoria com as áreas técnicas da Cassi deve preservar a manutenção do princípio da solidariedade; investimento no Modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família; a garantia de atendimento para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas e a co-responsabilidade entre BB e associados.

As entidades também cobraram que os projetos de ações estruturantes apresentados durante o processo negocial sejam o ponto de partida para os trabalhos da consultoria. Os projetos fazem parte do Programa de Excelência no Relacionamento, desenvolvido pelas diretorias da Cassi, que tratam de aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação, gestão da rede de prestadores, acesso qualificado através do sistema integrado de saúde, gestão integrada de informações de estudos estatísticos e atuariais, aperfeiçoamento dos processos orientados ao sistema de saúde Cassi e novos planos.

Com relação às datas das próximas prestações de conta, foi informado que elas devem acontecer em maio, agosto e novembro, com data a ser acertada entre Cassi, BB e as entidades.

CÓPIA DO CONVÊNIO
Os representantes das entidades que compõem a mesa negocial solicitaram uma cópia do convênio de cooperação técnica (Cassi x BB). Foi novamente abordada, para embasar o pedido, a importância da transparência junto aos associados, a necessidade de se conhecer o teor do documento, além de manter a unidade construída ao longo de meses de negociação.

Em nome da transparência, as entidades e os dirigentes da Cassi alinharam uma reunião para o mês que vem, em que será apresentado o extrato com informações sobre esse convênio, e os detalhes desse documento.

REAJUSTE DOS VALORES RESSARCIDOS PELO BB
As entidades cobraram do BB uma antecipação do reajuste pelo índice Fipe-Saúde dos valores previstos para ressarcimento pelo BB, considerando que tanto funcionários da ativa quanto aposentados já tiveram seus salários e benefícios reajustados após a assinatura do Memorando de Entendimento e do Convênio Cassi/BB.

DETALHAMENTO DE ITENS
As entidades cobraram o detalhamento sobre o andamento de outros itens como os números dos valores repassados com os impactos no balanço da Cassi, e o avanço nos investimentos. Sobre esse assunto foi solicitado que a apresentação também seja disponibilizada às entidades e associados.

Os representantes das entidades enfatizaram a importância dessas questões serem mais bem apresentadas nas próximas reuniões, assim como detalhes da contratação da empresa de auditoria. As entidades entendem que a transparência deve continuar sendo a tônica de todos os encontros, uma vez que foi graças à informação clara e transparente prestada aos associados, durante o processo negocial, que o memorando de entendimentos foi amplamente aprovado pelo corpo social.

Os dirigentes da Cassi disseram que a entidade está criando um hotsite exclusivo com informações sobre os itens que constam no Memorando de Entendimentos para a devida consulta e esclarecimento de dúvidas dos associados. 

ENCAMINHAMENTOS
Por fim, os participantes alinharam que a próxima reunião de prestação de contas acontecerá em maio, com data ainda a ser definida entre a mesa de negociação, a Cassi e o BB. Antes disso haverá reunião para a apresentação dos detalhes do convênio para as entidades.
 

 

 
 
 

20/03/2017 - ANABB 
 

O sonho do negócio próprio
21/06/2017 - ISTO É DINHEIRO
Governo também vai definir limites para o Banco do Brasil, Petrobrás, Eletrobrás e outras estatais até fevereiro do ano que vem
21/06/2017 - ESTADÃO - ON LINE
Tecnologias sociais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Artigo)
14/06/2017 - CORREIO BRAZILIENSE - DF
Lucro das estatais cresce quase 2.000% - CLAUDIA SAFATLE
12/06/2017 - VALOR ECONÔMICO -SP
Mercado de cartões tem dificuldade em lidar com diversidade de clientes
12/06/2017 - DCI - SP
Uso de cartões bate recorde
09/06/2017 - ESTADO DE MINAS - MG
Os ganhos e os desafios da atenção à saúde na CASSI
01/06/2017 - CASSI
Com crise política, investidor deve ter sangue frio mesmo na renda fixa
23/05/2017 - O ESTADO DE S. PAULO - SP
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2017 -POSTOS DE VACINAÇÃO DE GOIÂNIA
15/05/2017 - CASSI-GO
Após "saga" de quase 20 anos, hotel de luxo abre as portas em parque de SP
11/05/2017 - O ESTADO DE S. PAULO - SP
Lucro da BB Seguridade cresce puxado por operacional
10/05/2017 - VALOR ECONÔMICO -SP
Carta marcada (Artigo)
05/05/2017 - ISTO É DINHEIRO
Muita calma nessa hora
26/04/2017 - EXAME
Começa votação do Relatório Anual CASSI 2016
24/04/2017 - CASSI
Justiça mantém Luiz Oswaldo na presidência do Conselho Deliberativo da ANABB
24/04/2017 - ANABB
Edital Assembleia
18/04/2017
Mudar tudo de novo
03/04/2017 - EXAME
Ação do Banco do Brasil lidera alta entre estatais no governo Temer
03/04/2017 - VALOR ECONÔMICO -SP
Convênio BB-Sebrae credenciará mais 221 aposentados
03/04/2017 - PREVI
Patagonia deve ser vendido a investidor estratégico
03/04/2017 - VALOR ECONÔMICO -SP
 
<<   <
>   >>    1548/1548 Registro